Consórcio: o que é e por que é tão vantajoso

Vamos falar de consórcio, mas para chegar a ele vamos falar de poupança primeiro. Sabe quando a gente começa a fazer uma poupança para comprar algo, mas no meio do caminho tudo se perde? Sim, o plano era usar a poupança para comprar uma casa, mas o dinheiro acabou sendo usado para pagar a viagem dos sonhos. Pois é, isso é muito comum e acontece nas melhores famílias.

Por isso surgiu o consórcio, uma “poupança forçada” em grupo com uma finalidade específica e que não faz você perder suas prioridades de vista por causa de uma tentação.

Vamos entender mais sobre o assunto.

Tudo sobre consórcio

O que é

Um consórcio nada mais é que uma modalidade de compra baseada em um grupo de pessoas interessadas em comprar bens móveis, imóveis ou serviço. Porém, é importante que essas pessoas não tenham pressa, pois a aquisição depende de sorteio ou lance. 

Como funciona

Esse grupo de consórcio normalmente é administrado por uma empresa ou seguradora que se responsabiliza por viabilizar o funcionamento do consórcio; e, para isso, cobra uma taxa de administração.

A empresa responsável pelo Consórcio divide o valor do bem em um número razoavelmente grande de parcelas, de modo que a soma das parcelas pagas pelos consorciados permita adquirir um ou mais bens ou serviços ao mês. E, até que todos sejam atendidos, a empresa responsável os contempla mensalmente (ou conforme combinado em contrato), por lance ou sorteio, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado.

Tipos de consórcio

  • Bens móveis. Por exemplo: carros utilitários e de passeio, motos, barcos, eletrodomésticos, mobília residencial, etc.
  • Bens imóveis. Por exemplo: casas, apartamentos, terrenos, lojas, reforma de imóveis já adquiridos, etc.
  • Serviços. Por exemplo, viagens, educação, tratamentos médicos, serviços residenciais, festas de casamento, formaturas e grandes eventos, etc.

Vantagens de fazer um consórcio

  • Parcelar 100%. Sim, você pode parcelar integralmente o valor do bem ou serviço.
  • Aumentar as chances de ampliar ou começar um patrimônio.
  • Conseguir o bem ou serviço rapidamente por meio de lances, sem ter que contar com a sorte no sorteio.
  • Pagar parcelas menores que as de financiamento.
  • Outras.

O consórcio funciona como uma espécie de investimento, pois apesar de não render juros para o investidor, ele também não cobra juros. E por essa razão acaba fazendo o papel de uma “poupança forçada”.

Fale com a gente

Queremos ajudar você a conquistar seu carro ou imóvel pagando da forma como você pode e com parcelas menores que as de financiamento.