Previdência privada empresarial: por que investir nela

A previdência privada empresarial existe no Brasil desde a década de 70, mas só ficou popular depois da estabilização monetária. Isso aconteceu com o Plano Real, em meados de 1990. No entanto, em 2019, tomou mais força que na época do Real.

Sim, com a reforma da previdência aprovada pelo governo, uma das mudanças atinge diretamente o valor da aposentadoria. Consequentemente, afeta diretamente os trabalhadores e sua tranquilidade com relação ao futuro. Em síntese, a regra nova que justifica uma previdência privada, hoje, mais do que nunca, é a que diz que a aposentadoria integral só é possível com 40 anos de contribuição.

Tudo sobre previdência privada

O que é

Previdência privada empresarial ou previdência complementar empresarial nada mais é que uma forma de poupar hoje para garantir uma aposentadoria futura. Ela existe no mundo todo.

Em princípio, os planos de previdência privada podem ser fechados ou abertos. Fechados quando oferecidos por uma empresa aos seus funcionários e abertos quando estão disponíveis em um banco ou corretora.

Normalmente os planos são oferecidos por uma seguradora, que ao final de um determinado período de contribuição se compromete a fornecer a renda acordada ao trabalhador ou a opção do mesmo efetuar o saque integral dos recursos acumulados.

Como funciona

A previdência privada é um plano oferecido por diversas seguradoras e também por diversos bancos que possuem sua própria seguradora.

Normalmente elas calculam quanto é preciso que um trabalhador poupe mensalmente para acumular uma quantia necessária que garanta uma renda desejada quando esse não tiver mais condições de trabalhar.

Para se chegar a esse valor, a seguradora realiza simulações utilizando estatísticas sobre a expectativa de vida dos brasileiros divulgada pelo IBGE. Também realiza projeções de juros para os próximos 10, 20 ou 30 anos. Isso ajuda o trabalhador a ter uma ideia de quanto precisa guardar para garantir a renda desejada na aposentadoria.

Por que investir em previdência privada

A previdência privada é um excelente investimento tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.

Isso se dá pelo fato de proporcionar ao empregado mais tranquilidade com relação a sua velhice. E também assegurá-lo, caso algum imprevisto venha ocorrer deixando-o impossibilitado de trabalhar antes que alcance o tempo necessário da previdência social. Em suma, funcionário tranquilo, produtividade maior.

Fale com a gente

Queremos contribuir com a tranquilidade de seu colaborador e consequentemente com o aumento da produtividade dele.