Seguro de responsabilidade civil: entenda

O seguro de responsabilidade civil corrobora o conceito de responsabilidade civil que é o de não prejudicar o outro. A ideia é minimizar ao máximo um mal causado a terceiros sem intenção.

Por exemplo, sabe quando um funcionário de sua empresa atropela alguém indo fazer uma entrega de trabalho? Então, se a sua empresa tiver o seguro de RC, em termos financeiros, o problema fica bem menor.

A responsabilidade civil está prevista no Código Civil e vale para sempre que alguém tiver culpa acarretar perda ou dano a outros, seja material, patrimonial, corporal ou moral.

Tudo sobre seguro de responsabilidade civil

O que é seguro de responsabilidade civil

A princípio, o seguro de RC tem por objetivo garantir indenização ao segurado por danos não intencionais, materiais, patrimoniais, corporais ou morais causados a terceiros.

Em função da sociedade brasileira ter acesso a informação com mais facilidade e ter evoluído muito, passou a exercer ainda mais seus direitos, principalmente no que se refere a danos sofridos nas relações de consumo.  

Por exemplo, imagine que sua empresa seja do ramo de alimentos e envie, equivocadamente, ao mercado produtos contaminados. Alguns consumidores sofrem intoxicação e entram com uma ação de dano corporal. Se a empresa tiver seguro de responsabilidade civil, boa parte do problema está resolvido.

O ressarcimento da quantia que o assegurado tiver que pagar para a reparação de danos ou perdas involuntárias, deve estar definido na apólice.

Ramos de seguro de responsabilidade civil

Embora os seguros de RC sejam ramos aleatórios, essa cobertura pode ser oferecida de forma adicional por outros seguros. Em alguns casos, existem seguros de RC específicos. Por exemplo, seguros de RC para profissionais liberais autônomos e para executivos com poder de gestão.

Uma das opções de indenização do reembolso é relativa a custas judiciais e de honorários advocatícios. Ambas as garantias são limitadas ao valor da apólice.

Fale com a gente

Queremos ajudar sua empresa a lidar com questões judiciais ligadas a responsabilidade civil da melhor maneira.