Seguro fiança: o que é e suas principais vantagens

Para quem precisa morar de aluguel e tem que apresentar uma garantia de pagamento na imobiliária, o seguro fiança é uma boa alternativa. Geralmente, as imobiliárias pedem fiador, depósito caução ou seguro fiança. Mas, todos sabemos que conseguir um fiador nos dias de hoje é tarefa árdua e desgastante. Ter no mínimo 3 aluguéis para dar como caução também nem sempre é possível. Portanto, a melhor alternativa é optar por ele.

Tudo sobre seguro fiança

O que é o seguro fiança

O seguro fiança substitui, principalmente, a necessidade de ter um fiador. Ele é regulado por normas específicas apoiadas principalmente pela Lei do Inquilinato. Essa lei define e limita as garantias de locação. E, foi a Resolução nº202, de 2008  que estabeleceu as  regras gerais de seguro fiança locatícia. Por exemplo, o fato de um mesmo contrato não poder ter mais de um seguro desse tipo ou que determina que o prazo vigente das garantias do seguro sejam o mesmo do contrato de locação.

Normalmente, ele corresponde a um depósito de 2 a 3 meses de aluguel. Esse valor pode ser dividido em até 12 vezes ou pago em uma única vez.

Quais são as vantagens do seguro

Antes de qualquer coisa, é extremamente vantajoso para ambos, locatário e locador. Afinal, o locatário não precisa mais buscar amigos para fiar enquanto o locador tem muito mais segurança no momento da locação.

Dentre as principais vantagens para o locatário, podemos destacar:

  • A dispensa de fiador;
  • Pagamento parcelado, sem a necessidade de desembolso imediato;
  • Aprovação do contrato de locação mais rápido.

Para o locador ou imobiliária podemos destacar as seguintes vantagens:

  • Assistência jurídica da seguradora;
  • Garantia de ressarcimentos;
  • Dispensa do custo de análise do contrato, visto que o mesmo é feito pela seguradora.

Outra vantagem desse tipo de seguro é a sua desburocratização. Visto que para fazer basta apresentar CPF, RG, holerite dos últimos 3 meses e carteira de trabalho. E, caso o inquilino seja autônomo, basta apresentar a declaração do imposto de renda do último ano.

Fale com a gente

Queremos encontrar para você o seguro fiança mais adequado ao seu perfil e desburocratizar o seu processo com a nova moradia.