Seguro Frota: proteja os carros de sua empresa

Ter um seguro frota para empresas tornou-se praticamente um item obrigatório nas grandes cidades brasileiras. Afinal, o aumento considerável de acidentes de carros somado ao índice de roubo e furtos, não deixa dúvidas sobre a necessidade de proteger o patrimônio de eventuais prejuízos.

Segundo a Folha de São Paulo, o Brasil tem 1 roubo ou furto de veículo a cada minuto: Rio lidera o ranking.  E, segundo o jornal da USP, os acidentes são tantos que é uma questão de Saúde Pública.

Claro que há outros motivos para se ter um seguro frota, por exemplo, incêndio ou desastre natural.  Mas, os principais motivos das empresas ainda são acidentes, furtos e roubos.

Sendo assim, vamos entender mais sobre o assunto e suas particularidades.

Tudo sobre seguro frota

O que é

Ele é basicamente igual ao seguro auto individual. Contudo, ele contempla no seguro uma quantidade maior de veículos. Enquanto no seguro auto a contratação é para apenas um veículo, no seguro frota você contrata o seguro para diversos veículos.

A quantidade de veículos mínimos para caracterizar um seguro frota varia de seguradora para seguradora. No entanto, o mais comum é que para se caracterizar esse seguro sejam necessários no mínimo 5 veículos.

Ao optar por esse seguro sua empresa pode contar com diversos benefícios, como cobertura contra roubo ou furto, colisão, incêndio, blindagem, danos a terceiros, vidros, guinchos entre outros. Para isso é necessário determinar na apólice todas as coberturas desejadas no momento da contratação do seguro.

Modalidades do seguro frota

Existem basicamente, duas modalidades do seguro frota: Grupo de afinidades e Apólices coletivas.

No Grupo por Afinidades você pode colocar além dos veículos da sua empresa, os seus veículos pessoais, ou até mesmo os veículos dos seus colaboradores. Algumas seguradoras permitem que nessa modalidade entre, inclusive, veículos dos seus dependentes.

Na modalidade Apólices Coletivas somente poderá ser incluído no seguro os veículos de um mesmo CPF ou CNPJ. Durante a vigência da apólice há a possibilidade de incluir novos veículos, desde que eles estejam no nome da empresa.

Principais vantagens para se fazer o seguro

O seguro frota engloba além das vantagens já mencionadas, inúmeras outras. Dentre elas podemos enaltecer os diversos cursos de direção defensiva para aprimoramento dos motoristas da empresa.

Também podemos destacar descontos em estacionamentos, serviços de despachante, além de descontos proporcionais ao número de carros.

Um outro benefício do seguro frota é possibilitar o gerenciamento dos sinistros pela seguradora. Desse modo, a atenção em relação à frota da empresa pode ser dividida com profissionais especializados nessa função.

Fale com a gente

Queremos ajudar  você a sua empresa a proteger o patrimônio e não ter que arcar com despesas maiores e imprevistas. Isso sem contar com o estresse e a preocupação que podem acarretar qualquer incidente.