Vale combustível: vantagem para todos

Em virtude da precariedade do transporte público, surgiu o vale combustível. Mas, diferente do vale transporte, ele não é exigido por lei. O vale transporte, por exemplo, é um dos direitos que todo trabalhador possui garantido na Lei 7.619/1987. O seu custo é dividido entre empregado e empregador, visto que a empresa ao fornecer o vale transporte poderá descontar até 6% do salário do trabalhador.

Porém, o assunto aqui é vale combustível. Então, vamos entender tudo sobre ele e por que ele pode ser um diferencial enorme para sua empresa.

Tudo sobre vale combustível

O que é 

O vale combustível nada mais é que um benefício que serve para facilitar a vida do trabalhador. Afinal, o mesmo poderá deslocar-se de carro até o trabalho, evitando todo o stress desnecessário com o transporte público.

Normalmente, é um cartão aceito em grande parte dos postos de gasolina; e, através de um acordo entre patrão e colaborador pode substituir o vale transporte.

Contudo não há a necessidade do vale ser em cartão, podendo ser dado pela empresa em dinheiro. Todavia, nesse caso o empregado deverá apresentar os comprovantes de combustível para a empresa ao final de cada período.

O que diz a lei 

A princípio, não diz muito. Esse tipo de benefício não é previsto em Lei, mas pode substituir o vale transporte desde que haja um acordo entre a empresa e o funcionário. Portanto, casa haja o acordo, o vale combustível somará ao valor do salário, inclusive incidindo FGTS e INSS sobre o mesmo.

Vantagens para a empresa e o empregado

  • Diminui a burocracia;
  • Melhora a satisfação e segurança dos colaboradores;
  • Melhora a gestão de frotas;
  • Facilita o controle de gastos;
  • Ente outros.

Fale com a gente

Queremos ajudar a sua empresa a ter esse diferencial competitivo. Contudo o vale combustível possui mais de seis cartões no mercado disponíveis. Para isso é fundamental que sua empresa saiba qual deles se enquadra melhor em seu negócio. Contamos com profissionais especializados que poderão indicar o tipo de cartão combustível que mais se adequa ao orçamento do seu negócio.