Cenário corporativo de benefícios: as tendências para 2021

Como será o cenário corporativo de benefícios em 2021? Essa é uma questão que precisa ser pesquisada e respondida pelas empresas
Afinal, oferecer os benefícios mais atrativos para os colaboradores ajuda não só a reter talentos, como também atrair as melhores cabeças do mercado.

Para ajudar nessa busca, separamos alguns dados da pesquisa “Hr Trends: benefícios corporativos”. Ela foi realizada em ambiente online em 2019.
Ao todo a pesquisa ouviu 614 empresas nacionais e multinacionais.
Embora tenha sido aplicada antes da pandemia, pelo tamanho da sua amostragem é possível ter uma ideia de como pode ser o cenário corporativo de benefícios daqui para frente.
O que a pesquisa identificou em relação ao cenário corporativo de benefícios?

A pesquisa que praticamente ouviu empresas de todos os tamanhos e segmentos revelou que 93% delas oferecem assistência médica para seus colaboradores.
Esse dado mostra que a maioria esmagadora das empresas está preocupada com a saúde física e mental dos funcionários.
Só para ter uma ideia, de acordo com a pesquisa, 8 em cada 10 profissionais do RH acredita que a assistência médica colabora para reter e atrair talentos.
No entanto, a falta de flexibilidade dos planos de saúde, muitas vezes acaba atrapalhando a motivação do próprio colaborador.
Por isso, muitas empresas estão preferindo oferecer o seguro saúde para seus funcionários. Nesse caso, eles possuem a liberdade de contratar um médico de confiança para consultar.
Leia também: Seguro Saúde Empresarial: 5 motivos para sua empresa ter um
Funciona assim: o colaborador faz o pagamento da consulta e apresenta o recibo para o RH da empresa.
O RH apresenta o recibo para a seguradora. Essa por sua vez, faz o ressarcimento sobre o valor gasto.
Está gostando da leitura? Então experimente ler também – Benefícios no trabalho: os mais desejados pós-pandemia
Outros benefícios mais requisitados para 2021

A pesquisa também mostrou que 86% das empresas oferecem assistência odontológica para seus colaboradores, e 6% pretendem começar a oferecer.
Assim como o seguro saúde, os colaboradores também estão preferindo o seguro odontológico pela facilidade e liberdade que ele proporciona no momento da escolha.
Um outro ponto interessante que a pesquisa trouxe à tona é que 81% das empresas oferecem seguro de vida para sua equipe.
Três em cada dez profissionais do RH acreditam que esse benefício é capaz de atrair e reter talentos.
Diante desse cenário, é possível observar que os colaboradores estão mais preocupados com seu futuro, e por isso estão procurando empresas que oferecem o seguro de vida.
Trabalho home office deverá crescer em 2021

Quando a pesquisa foi realizada, o trabalho home office já apontava como tendência. Por isso, 31% das respondentes afirmaram que ofereciam a possibilidade do trabalho home office para seus funcionários.
No entanto, por conta da pandemia essa foi uma tendência que aumentou bastante em 2020. Só para ter uma ideia, o setor de móveis para escritório cresceu 39% no ano passado, de acordo com a análise de comportamento de consumo divulgada pelo Itaú.
Isso mostra que os próprios colaboradores estão investindo em equipamentos para melhorar a condição de trabalho dentro de casa.
As empresas precisarão, portanto, se atentarem a esse novo cenário para buscar atender os colaboradores da melhor forma possível.
Aumento da procura por telemedicina

Um outro benefício que será tendência para 2021 é o médico online. Afinal, ele facilita o acesso às consultas médicas melhorando a satisfação do colaborador.
Quando a pesquisa da Hr Trends foi realizada, a telemedicina ainda estava dando seus primeiros passos no Brasil.
Contudo, por conta da pandemia, a atividade foi regulamentada, e em 2020 o número de consultas por meio desse modelo cresceu 80% no mundo, segundo a GTA (Global Travel Assistance).
Leia também: Como a telemedicina está moldando o futuro das empresas?
Dessa forma, as empresas estão procurando conscientizar os colaboradores sobre a consulta médica online como forma de prevenir doenças físicas e mentais.
Inclusive, esse é um importante aliado para diminuir a sinistralidade e o absenteísmo dentro do estabelecimento.
Qualidade de vida em alta no cenário corporativo

Programas de qualidade de vida também são uma tendência para 2021. Só para ter uma ideia, a pesquisa apontou que 27% das empresas oferecem auxílio para prática de esportes.
Além disso, 22% das organizações também já implantaram a ginástica laboral dentro do negócio, e 10% pretendem implantar o benefício nos próximos dois anos.
Isso revela uma busca maior por programas de qualidade de vida que englobam a saúde e o bem-estar do funcionário como forma de prevenção de doenças. Ou seja, o valor que é investido em um programa de qualidade de vida retorna em redução de turnover, absenteísmo, presenteísmo e ainda por cima diminui o número de acidentes no trabalho.
O interessante é que esse programa vai além da prática de incentivos de atividade física. Ele também incentiva a boa alimentação e identifica riscos potenciais à saúde.
Leia também: Doenças mentais: estratégias de combate no ambiente corporativo
Outros benefícios que virão como tendência para 2021

Por fim, a pesquisa mostrou que 31% das empresas estão oferecendo algum tipo de previdência privada para seus funcionários.
Nesse caso, 5 em cada 10 profissionais do RH acreditam que esse benefício não só atrai como também retém talento dentro da empresa.
Esse é um outro ponto interessante, pois revela como as pessoas estão mais preocupadas com a aposentadoria e receosas com a previdência social.
Além disso, o vale alimentação e o vale refeição, também aparecem sendo oferecidos por 40% e 44% das empresas, respectivamente.
Leia também: Vale refeição e vale alimentação: explicando em detalhes
Esses benefícios também são considerados como essenciais na retenção de talentos. Afinal, o gasto com alimentação é um dos mais pesados do orçamento.
Em regra geral, o cenário corporativo de benefícios está crescendo no país, visto que as empresas estão enxergando nisso uma oportunidade de aumentar a sua produtividade.
O que vem mudando após a pandemia, no entanto, são os tipos de benefícios mais atrativos. Sendo assim, a empresa que não tiver um olhar atento sobre esse cenário, simplesmente estará com os dias contados no mercado.
Gostou dessa matéria? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus colegas de trabalho e gestores da empresa.