Comando e controle: os principais erros de líderes em momentos de crise

Erros como comando e controle são bastante comuns em um cenário de incertezas como esse que estamos vivendo.

Muitos líderes e gestores estão com dificuldades em lidar com esse momento, e mesmo sem intenção acabam cometendo erros amadores.
Pensando nisso, separamos neste artigo os 7 principais erros que não podem ser cometidos em hipótese nenhuma. Dá só uma conferida.
1 – Comando e controle total da situação

Diante de tantas incertezas, é preciso entender que tentar controlar uma crise como a da Covid-19 é bem difícil. Digamos até frustrante.
Por isso, o líder nesse momento precisa mudar o foco. Aliás, esse é o momento para desenvolver novas habilidades de liderança.
É preciso colocar em prática o employee experience para contornar situações inesperadas que possam surgir.
Como uma pandemia global é algo novo no cenário corporativo, é preciso muito mais do que controle. É preciso muito jogo de cintura por parte da liderança.
2 – Além do comando e controle, não ver a situação de fora é um erro

Como estamos diante de algo desconhecido e que mudou diversas questões, não é mais possível que os líderes se prendam ao passado.
Em outras palavras, não há mais como voltar à normalidade. Agora é preciso entender que estamos diante do novo normal.
E isso consiste em ver de fora a situação e procurar criar uma dinâmica para ajustar a sua empresa para essa nova realidade.
Os líderes precisam, portanto, enxergar a situação sob um novo ângulo. Ou seja, é preciso pensar fora da caixa para se destacar nesse momento.
3 – Tomada de decisões totalmente centralizada

A centralização de decisões já é um tema questionado há um certo tempo. Todavia, com o trabalho home office ela se tornou ainda mais insustentável.
É muito importante, hoje, o líder saber como manter um time de sucesso em um ambiente virtual.
Esse é o momento para pensar em ações que consigam integrar os membros de uma equipe, com o foco principalmente nos resultados.
Portanto, não é hora de se isolar, é o momento de criar novos métodos, novas delegações e novas maneiras de cobranças de todos os envolvidos.
4 – Além do comando e controle, a comunicação ineficiente é também um erro

A comunicação sempre foi a melhor arma para vencer qualquer crise. E agora não poderia ser diferente.
No entanto, com muitos colaboradores trabalhando em home office, a forma de se comunicar mudou. E os líderes precisam se adaptar a isso.
Por essa razão, é preciso pensar em um planejamento de reuniões, usando de forma correta todas as ferramentas que estão à disposição.
Além disso, definir bem o calendário para que sejam feitas as cobranças de resultado é fundamental para se ter sucesso neste momento.
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5 – Não ser transparente com os clientes da empresa

Não há como negar a crise causada pelo novo coronavírus. Muitas empresas precisaram demitir, colocar funcionários em regime home office.
Isso tem um impacto direto na produção e no abastecimento. E querer ocultar isso dos clientes é um verdadeiro erro que as empresas cometem.
É importante que nessa hora a liderança da empresa tenha um diálogo aberto e franco com seus clientes, mostrando como está a situação.
Afinal, é possível que as entregas não sejam mais realizadas na mesma velocidade. E isso precisa ser bem esclarecido.
6 – Não ter uma estratégia de envolvimento para os funcionários

O trabalho remoto já é uma realidade que ninguém tem como fugir. No entanto, se não houver uma estratégia de envolvimento dos funcionários, a empresa poderá perder produtividade.
Afinal, tudo é novo, inclusive para os próprios colaboradores. Muitos deles vão apresentar mais sinais de estresse, exaustão, preocupação.
Por isso, a liderança da empresa precisa estar atenta à gestão estratégica de pessoas para não deixar a “peteca cair” e manter a produtividade.
7 – Não estar aberto a novas ideias

Como estamos diante de algo novo é fundamental estar aberto a novas ideias. E elas podem vir de quem menos esperamos.
Por essa razão, criar um brainstorming para que todos os colaboradores possam dar sugestões nesse momento é essencial.
A empresa precisa, portanto, usar toda a experiência possível dos seus colaboradores para se destacar em um cenário de adversidades.
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