Estresse no trabalho: 10 dicas para baixar na sua empresa

O estresse no trabalho é bastante comum. No entanto, em alguns casos ele pode se agravar chegando a desencadear a síndrome de burnout.
Quando o colaborador chega a esse ponto, ele vai sentindo-se cada vez mais esgotado, apresentando uma tensão emocional crônica.

Dentro de casa ele se torna cada vez mais isolado, ansioso e depressivo. E toda vez que vai chegando próximo ao horário de trabalhar vai entrando em pânico.
Mas o que fazer para mudar essa situação? Para baixar o estresse no trabalho, separamos 10 dicas para sua empresa incorporar, melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários. Dá só uma conferida.
1 – Transforme o ambiente corporativo para baixar o estresse no trabalho

O ambiente da empresa não precisa ser carregado. Ele pode ser um lugar alegre e agradável para os colaboradores. Por isso, capriche nas cores.
Cada cor é capaz de despertar alguns sentimentos na equipe, como criatividade, tranquilidade e alegria. Um bom exemplo disso é a Google que costuma deixar o ambiente bem colorido.
Portanto, não hesite em colorir o ambiente, deixando-o mais descontraído. Isso vai aliviar a tensão dentro da empresa e melhorar a produtividade da equipe.
2 – Crie um cronograma de trabalho equilibrado

A princípio, procure não extrair além do possível dos colaboradores. Metas impossíveis e atividades em demasia sobrecarregam o funcionário que tende a ficar mais estressado.
Procure oferecer, portanto, treinamentos sobre planejamento das atividades para que eles aprendam a administrar melhor sua rotina.
Um bom equilíbrio no ambiente profissional diminui as chances do funcionário se estressar e quem sai ganhando com isso é a própria empresa.
3 – Trabalho em equipe sempre

Uma outra dica para reduzir o estresse no ambiente corporativo é incentivar o trabalho em equipe. Quando há sinergia entre o time, tudo flui melhor.
Essa é, inclusive, uma das ações mais importantes para manter o ambiente de trabalho equilibrado e saudável.
Sem contar que o trabalho em equipe ainda colabora para um ambiente muito mais criativo e aumenta, desse modo, o aprendizado de todos os envolvidos.
Está gostando da leitura? Então experimente ler também – Clima organizacional: como a Natura cuida do ambiente de trabalho
4 – Boa comunicação reduz o estresse no trabalho

A comunicação é um dos principais pontos que desencadeiam estresse. Uma comunicação falha gera ressentimentos, aumenta a especulação e fofoca dentro da empresa.
Por isso, criar mecanismos para melhorar a comunicação interna, definindo muito bem as tarefas de cada colaborador é essencial para evitar esse quadro.
Hoje, por conta da tecnologia, existem diversas ferramentas que podem ajudar nesse sentido, deixando o ambiente de trabalho bem mais leve.
5 – Permita pausas para alimentação dos colaboradores

O horário de almoço deve ser sagrado para os funcionários. Além disso, esse é um tempo que eles precisam se desligar dos problemas da empresa.
Além disso, o ideal é que eles possam fazer uma pausa de 15 minutos durante o período da manhã e mais 15 minutos durante a tarde.
Isso vai ajudá-los a manter uma alimentação mais saudável e equilibrar, portanto, um pouco a rotina.
Leia também: Benefícios para reter talentos: conheça 20 para motivar os funcionários
6 – Crie momentos de descontração na empresa para diminuir o estresse no trabalho

Uma boa dica para diminuir o estresse da equipe no trabalho é criar momentos de descontração entre os colaboradores.
Comemorar aniversários de integrantes da equipe, promover gincanas, trabalhos voluntários, happy hours, tudo isso colabora para diminuir a tensão do ambiente.
Em princípio, em um ambiente mais alegre o funcionário tende a trabalhar de maneira mais leve e menos carregada. Por isso vale a pena investir nesses momentos de descontração.
Leia também: Como o Facebook retém talentos e mantém a produtividade alta?
7 – Faça sempre pesquisas sobre o clima organizacional

As pesquisas sobre o clima organizacional da empresa são essenciais para manter um ambiente de trabalho melhor entre as pessoas. Afinal, é por meio delas que os gestores conseguem identificar os problemas que estão acontecendo dentro das equipes e resolvê-los.
A avaliação precisa, no entanto, ser encarada com seriedade pelos membros da equipe, para que o gestor possa agir da melhor forma possível.
8 – Incentive a prática de atividades físicas para reduzir o estresse no trabalho

É comprovado que as atividades físicas ajudam a reduzir a ansiedade do dia a dia e também colaboram para evitar a depressão.
Além disso, esse é um meio bem interessante para a integração do time que passa a se conhecer melhor e adquire o verdadeiro espírito de equipe.
Tanto o gestor quanto a empresa podem estimular a prática das atividades físicas. Independente se elas forem realizadas dentro ou fora da empresa.
Sem contar que a atividade física melhora a saúde das pessoas, deixando-as, portanto, mais dispostas e consequentemente mais produtivas.
9 – Promova a massagem quick
A massagem quick é um tipo de massagem que proporciona um alívio bem rápido das tensões musculares. Inclusive, ela tem esse nome porque alivia instantaneamente o estresse.
Geralmente a duração de uma massagem quick é de 15 minutos. Mas ela pode se estender até uma hora, dependendo do caso.
Essa é, portanto, uma forma bem interessante de fazer as pessoas muito atarefadas relaxarem físico e mentalmente.
10 – Ginástica laboral para baixar o estresse no trabalho

Por fim, a ginástica laboral é um tipo de ginástica destinada para os colaboradores no seu ambiente de trabalho.
A princípio, ela tem por finalidade reduzir o estresse, prevenir lesões e outras doenças que normalmente são ocasionadas pela atividade ocupacional.
A ginástica laboral é realizada de 5 a 15 minutos. Ela ajuda, por exemplo, a reduzir a fadiga, o sedentarismo e o estresse, melhorando inclusive a circulação de sangue.
Além disso, a ginástica laboral colabora ainda para melhorar a postura, o relacionamento entre os colegas de trabalho, a concentração nas atividades e aumentar a produtividade.
Gostou da matéria? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus gestores e colegas de trabalho.