Gestão de saúde: como o RH pode resolver esse problema?

Como resolver o problema da gestão de saúde? Esse é sem dúvida um desafio que as empresas têm pela frente.
Até porque várias são as necessidades que surgem dentro de uma organização. E se os funcionários estão usando mais o seguro saúde, mais caro ele vai ficar para a empresa. Nesse caso, o custo-benefício piora.

Como resolver esse problema? Quer saber? Continue só mais três minutinhos por aqui.
Como resolver o problema da gestão de saúde?

O seguro saúde é sem sombra de dúvidas um dos benefícios mais importantes oferecidos para os colaboradores de uma empresa.
No entanto, está cada vez mais difícil a relação funcionários, gestores e operadores. E isso pode acarretar em diminuição da oferta e aumento nos valores.
Mas como resolver este problema? Primeiramente, é preciso dizer que uma das coisas que aumenta a sinistralidade dos seguros são as consultas com médicos especialistas.
E na maioria dos casos, isso pode ser evitado. Sabe como? Por meio de um programa de atenção primária. Ou seja, atuar na prevenção.
O que seria um programa de atenção primária?

O programa de atenção primária consiste em atuar na prevenção, como dissemos. Ou seja, a empresa precisa investir para prevenir a ida do colaborador ao médico.
São diversas as ações que podem compor um programa de atenção primária mas, sem dúvida, a mais eficiente é a implantação de um programa de qualidade de vida.
Desse modo, atacando a causa, a empresa resolve o problema no longo prazo. No entanto, no curto prazo há um aumento de despesa.
Mas, é preciso entender que essa despesa de curto prazo é um investimento e não um custo, uma vez que haverá retorno no longo prazo.
Está gostando da leitura? Então experimente ler também: Benefícios flexíveis: como reduzir custos sem afetar os colaboradores
Qual a importância da gestão de saúde para a empresa?

Por se tratar de um dos benefícios mais importantes e mais caros da empresa, é preciso dar uma atenção especial ao seguro saúde.
Sendo assim, fazer gestão de saúde é muito mais do que apenas oferecer um seguro saúde para o funcionário.
Na verdade, a gestão da saúde consiste em equilibrar os gastos com saúde de modo que ele seja vantajoso para todos.
E por isso é tão importante a implantação de um programa de qualidade de vida. Ao implementar esse tipo de programa, a empresa ganha em produtividade.
Há uma melhora na rotatividade dos colaboradores que impacta também em custos e produção.
E não é só isso. O funcionário passa a ser mais saudável. Isso colabora com a qualidade de vida dele. Em contrapartida, a empresa também ganha.
Afinal, um funcionário mais saudável é mais ativo, produtivo e motivado. E um funcionário assim traz melhores resultados para a organização.
Como implementar um programa de gestão de saúde?

Não é fácil implementar um programa de gestão de saúde. Primeiramente é preciso pensar em ações efetivas de prevenção.
E isso consiste em evitar consultas com especialistas e atacar a prevenção como forma de melhorar a produtividade e também a vida do colaborador.
Para isso é preciso pensar em um programa de qualidade de vida, como dissemos. Nesse programa os potenciais riscos à saúde são identificados e a empresa passa a promover educação a respeito disso.
Além disso, um programa de qualidade de vida ajuda a melhorar a alimentação do colaborador e também incentiva a prática de exercícios.
Leia também: Qualidade de vida no trabalho: como ter sucesso com o teleatendimento
E quais são os resultados desse programa?

Um bom programa de qualidade de vida traz diversos resultados positivos para a organização. Começando pela diminuição do turnover.
Mas não é só isso. O presenteísmo diminui também assim como o custo com absenteísmo. Além da empresa passar a ter menos acidentes no trabalho.
Mas o melhor de tudo é que o programa ajuda a melhorar o clima organizacional e ainda fortalece a imagem da empresa junto aos fornecedores.
Quer queira quer não, esses resultados impactam diretamente na produtividade da empresa, melhorando sobremaneira o resultado.
Como gerir um programa de qualidade de vida para melhorar a gestão de saúde?

Quando se pensa em um programa de qualidade de vida, é preciso pensar na gestão dele. Ou seja, como coletar e analisar os dados para criar ações efetivas?
Como implementar essas ações e acompanhar os seus resultados? Repare que a empresa vai precisar ter muitos indicadores e conhecimento do mercado. Portanto, o ideal é que se possa contar com consultorias especializadas no assunto. Assim o risco de errar é menor e as chances de efetividade aumentam significativamente.
Gostou da matéria? Então deixe seu comentário e compartilhe com colegas e gestores da sua empresa.