Qualidade de vida no trabalho: como manter em tempos de pandemia?

Manter a qualidade de vida no trabalho é um desafio e tanto para gestores e profissionais do RH. Ainda mais em tempos de pandemia.

Afinal, grande parte dos trabalhadores está atuando em regime home office, e por isso estão um pouco mais distantes da empresa.
Dessa forma, há um grande desafio para que eles não percam a essência da cultura organizacional, e sintam-se motivados em seu trabalho.
Como manter a qualidade de vida no trabalho?

O primeiro passo para que a organização consiga manter a qualidade de vida do colaborador é estimular as atividades físicas mesmo durante a pandemia.
Para isso, muitas organizações estão adotando a ginástica laboral online. Ela pode ser ao vivo ou então gravada.
No caso dela ser gravada a vantagem é que o colaborador pode realizar a atividade no momento em que sentir-se mais disposto.
Por outro lado, fica mais difícil também saber se os colaboradores estão realmente praticando o exercício físico neste caso. Se for ao vivo, fica mais fácil cobrar a presença do colaborador.
Estimule o colaborador a investir em ergonomia

Um outro ponto que precisa ser pensado para melhorar a qualidade de vida no trabalho é a ergonomia do trabalhador. Quando dentro da empresa, essa é uma questão que é mais fácil ser acompanhada.
No entanto, no caso do trabalho à distância, isso é um pouco mais complexo, visto que nem todos os colaboradores possuem equipamentos corretos para manter uma boa postura na hora de trabalhar.
Dessa maneira, a empresa pode auxiliar os funcionários na compra de equipamentos que ajudem a melhorar a postura durante o trabalho home office, o que garantirá mais qualidade de vida para eles.
Benefícios corporativos para garantir a qualidade de vida no trabalho

Os benefícios corporativos garantem mais qualidade de vida para o colaborador.
No entanto, eles também garantem mais qualidade de vida para o colaborador. Por exemplo, o seguro saúde possibilita ao colaborador cuidar melhor da sua saúde.
O seguro odontológico possibilita aos funcionários tratar melhor a arcada dentária e ter mais saúde bucal. Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que colaboram para a qualidade de vida dentro da empresa.
Um outro benefício que também está muito em alta é o médico online. Afinal, para realizar algumas consultas não é mais preciso perder meio período para ir até um consultório médico.
Ademais, esse benefício também estimula os colaboradores a fazerem consultas preventivas, evitando assim deixar um problema de saúde se agravar.
Está gostando da matéria? Então experimente ler também – Como motivar funcionário em tempos de incerteza
Reuniões participativas semanais

A distância do trabalho pode fazer com que muitos colaboradores sintam-se meio perdidos. Por isso, manter reuniões com frequência é tão importante.
Durante a reunião cria-se a socialização entre todos os funcionários, inclusive ouvindo os seus anseios, dúvidas e sugestões de melhorias.
Quanto mais participativa for a reunião, mais engajado o funcionário se sentirá e por isso ele acabará sentindo-se mais motivado.
Além disso, essa é uma boa oportunidade para fazê-lo lembrar sobre os objetivos da empresa procurando trazê-lo sempre para dentro do clima organizacional.
Cobranças por resultados e não horas trabalhadas

Algumas coisas estão mudando de uns tempos para cá. Uma delas é em relação a forma que as empresas estão cobrando os seus colaboradores.
Foi-se o tempo que o colaborador era cobrado pela quantidade de horas trabalhadas. Agora isso está mudando.
Afinal, o que importa para a empresa é o resultado apresentado pelo colaborador e não o tempo que ele ficou empenhado em um projeto.
Alguns são mais rápidos, outro nem tanto. Além disso, há quem tenha mais produtividade no período noturno e há quem tenha mais produtividade no período diurno.
Em regra, as empresas terão que se adaptar a essa nova realidade, afinal isso trará mais produtividade para elas, assim como melhores resultados.
Reconhecimento e distribuição de lucros

É preciso reconhecer o colaborador. Só assim a empresa vai conseguir mantê-lo motivado e engajado.
Ou seja, ele precisa cumprir as metas estabelecidas. Mas também precisa de reconhecimento quando isso acontecer.
O reconhecimento pode vir por meio de prêmios quando as metas são alcançadas ou até mesmo através da distribuição de lucros.
Quanto mais uma empresa conseguir reconhecer os seus colaboradores, distribuindo lucros e dando prêmios para quem atingir metas, mais ela estará colaborando para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Cuidar da saúde mental gera qualidade de vida no trabalho

Um outro problema que muita gente está enfrentando nesses tempos é em relação à saúde mental. Afinal, o isolamento social mexe com o aspecto emocional das pessoas.
Por isso, as empresas precisam criar mecanismos para ajudar os colaboradores nessa questão, com profissionais dedicados e especializados.
A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Até porque, se um colaborador não está bem mentalmente, a sua produtividade não será a mesma.
Oferecer auxílio e até mesmo consultas online nesse sentido, ajudam a entender o que o funcionário está passando.
Um bom trabalho colabora inclusive para gerar mais satisfação no colaborador, melhorando assim a sua qualidade de vida.
Empatia por todos os colaboradores

Atualmente muito se fala sobre a empatia. Esse conceito está crescendo a passos largos nos últimos tempos.
Dessa forma, a empresa que conseguir entender melhor o colaborador, os seus anseios, dores e buscas irá melhorar ainda mais a qualidade de vida.
Quanto mais empatia a empresa tiver, mais ela entenderá o que o funcionário está passando e conseguirá criar meios de ajudá-lo.
Inclusive, no momento de montar os benefícios a serem oferecidos, a empatia ajuda a entender quais são os que fazem mais sentido na vida dele.
Em resumo, investir em qualidade de vida no trabalho não é mais um diferencial, mas uma necessidade para a empresa que deseja atrair e reter talentos.
Gostou desta matéria? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus colegas e gestores da empresa.