Diária por incapacidade temporária: Como funciona a cobertura

Antes de mais nada, imagine que você precise se afastar do trabalho por motivo de doença ou sofra algum acidente. Como você faria para manter seus rendimentos? Pagar suas contas? Para estes casos existe a diária por incapacidade temporária (DIT).

A diária por incapacidade temporária é uma cobertura presente no seguro de vida individual. Esta cobertura permite ao segurado receber um valor pago pela seguradora enquanto está incapacitado de exercer suas atividades.

Essa cobertura presente no seguro de vida individual permite ao segurado manter-se afastado do trabalho. Ainda assim, receber para pagar as contas e manter um padrão de consumo.

A DIT é muito procurada por profissionais liberais ou autônomos. Isso ocorre quando por algum motivo deixam de receber por um determinado período. Entretanto qualquer pessoa pode contratar um seguro de vida individual que possua a cobertura por incapacidade temporária. Basta o segurado comprovar renda no momento da aceitação do seguro.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mais de 24 milhões de pessoas exerciam atividades autônomas no Brasil em 2020.

Como funciona a diária por incapacidade temporária

A diária por incapacidade temporária é contratada como uma cobertura presente no seguro de vida. E isto ocorre devido ao afastamento do profissional de todas as atividades remuneradas.

Esta diária por incapacidade temporária permite o pagamento de um valor estipulado na apólice. Garantindo assim uma renda mesmo quando o segurado estiver afastado por doença ou acidente pessoal coberto. 

Entretanto para contratar a DIT o cliente deve se atentar há alguns requisitos. Como por exemplo:

  • Ter entre 16 e 65 anos;
  • Apresentar comprovante de renda por um período pré-estipulado;
  • Contratar um seguro de vida individual;
  • Responder corretamente ao questionário de aceitação quando da proposta do seguro de vida;
  • Observar as carências que variam de acordo com a doença;
  • Observar os riscos excluídos;
  • Verificar a quantidade máxima de diárias contratadas;
  • Observar o valor pago por diária durante o afastamento laboral.

Como solicitar a diária por incapacidade temporária

Antes de tudo, para que o segurado tenha direito de solicitar a cobertura é preciso que ele esteja incapacitado totalmente de exercer sua atividade remunerada. Mesmo que por um determinado período.

Outro fator importante é que o segurado deve apresentar um laudo médico que ateste a incapacidade de exercer suas funções. Assinada por um médico explicando os motivos do seu afastamento.

Com o laudo médico preenchido corretamente o segurado deve reunir os documentos básicos pedido pela seguradora. Além de encaminhar documentação para abertura de sinistro.

Esses documentos e laudos serão encaminhados ao médico responsável para análise. Caso seja necessário. a seguradora pode solicitar documentação complementar ou perícia médica. Essa equipe médica é indicada pela seguradora para que se comprove a necessidade de afastamento. Além disso os médicos indicados pela seguradora avaliarão a quantidade de dias necessários para recuperação.

Pontos de atenção ao contratar a diária por incapacidade temporária

Antecipadamente é importante que o segurado observe as especificidades das doenças cobertas ou dos riscos excluídos, pois essa lista de doenças varia dependendo de cada seguradora. Doenças com LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou outras doenças laborarias podem estar nas doenças não cobertas.

 Outro fator importante para se observar é a existência de franquia neste tipo de cobertura.  Essa franquia varia de acordo com cada seguradora. Por exemplo, se o segurado faz uma solicitação de 90 dias de incapacidade temporária, pode receber de acordo com 80 dias, pois essa diferença é considerada a franquia neste tipo de cobertura.

Em síntese, a diária por incapacidade temporária é uma maneira de garantir o conforto financeiro e o planejamento futuro do segurado.. Mesmo quando este estiver impedido de exercer suas atividades. Portanto garantido desta forma uma renda até que este possa voltar exercer suas funções. Quando há volta ao trabalho as diárias deixam de ser pagas pelo seguro.

Fale com a gente

Queremos ajudar você ou a sua empresa a proteger o patrimônio e sua vida. Conte com a gente!