eSocial: o que é, para que serve e sua importância
Tudo sobre eSocial
O que é eSocial
O eSocial é um sistema do governo que surgiu para simplificar a vida do contador. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) surgiu para sintetizar todas as informações de uma empresa em um só sistema.
Então, podemos dizer que o eSocial nada mais é que uma versão do SPED para a área trabalhista.
A princípio, nele deverão ser fornecidas informações acessórias que serão enviadas por meio de declarações, como: CAGED, RAIS, GFIP E DIRF.
Por que as empresas precisam ter
Antes de qualquer coisa, as empresas são obrigadas a adotar o eSocial para fornecer as informações acima para o governo. Afinal, tais informações englobam, além da folha de pagamento, outros 14 itens que antes eram cobrados individualmente.
Com a implantação do eSocial, portanto, tudo é entregue de uma única vez, ficando disponível inclusive online. Dentre os documentos que fazem parte do eSocial, podemos citar:
- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
- Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Livro de Registro de Empregados (LRE);
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Comunicação de Dispensa (CD);
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Quadro de Horário de Trabalho (QHT);
- Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
- Guia da Previdência Social (GPS);
- Guia de Recolhimento do FGTS (GRF).
Em princípio, o sistema deve diminuir as ocorrências de erros ao permitir a inclusão de dados em tempo real. Será possível, também, gerar guias automaticamente de recolhimento do FGTS e de outros tributos.
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Queremos ajudar sua empresa a adequar-se na utilização do eSocial. Prestamos consultoria especializada para que você possa entregar todas as informações necessárias para o governo.