Seguro de automóvel: por que é tão importante
Ter um seguro de automóvel para empresas e pessoas físicas tornou-se praticamente um item obrigatório nas grandes cidades brasileiras. Afinal, o aumento considerável de acidentes de carros somado ao índice de roubo e furtos, não deixa dúvidas sobre a necessidade de proteger o patrimônio de eventuais prejuízos.
Segundo a Folha de São Paulo, o Brasil tem 1 roubo ou furto de veículo a cada minuto: Rio lidera o ranking. E, segundo o jornal da USP, os acidentes são tantos que é uma questão de Saúde Pública.
Claro que há outros motivos para se ter um seguro de automóvel, por exemplo, incêndio ou desastre natural. Mas, os principais motivos das empresas e das pessoas ainda são acidentes, furtos e roubos.
Sendo assim, vamos entender mais sobre o assunto e suas particularidades.
Tudo sobre seguro de automóvel
O que é seguro de automóvel
É uma modalidade de seguro cuja finalidade é proteger os veículos de uma empresa ou de pessoas físicas. A cobertura, ou seja, o que o seguro paga ou não paga, tem a ver com o tipo de cobertura e assistências contratados.
Por exemplo, algumas modalidades cobrem desde acidentes e furtos até mesmo desastres ambientais, como o carro ser levado pela enchente ou uma árvore cair em cima dele.
O valor a ser pago da franquia do seguro, entretanto, depende da cobertura e do plano contratado do seguro de automóvel.
Outras podem, inclusive. incluir danos contra terceiros, incêndio, roubos, acidentes pessoais e de passageiros, acessórios de veículos, despesas extraordinárias, coberturas de extensão, entre outros.
Tipos de coberturas mais comuns
- Colisão (perda total ou parcial);
- Roubo ou furto;
- Incêndio;
- Desastres naturais;
- Danos a terceiros;
- Acidentes pessoais de passageiros;
- Lanternas, faróis, retrovisores;
- Reparo e troca de vidros;
- Rubo e furto de estepe;
- Guincho;
- Outros.
Fale com a gente
Queremos ajudar você ou a sua empresa a proteger o patrimônio e não ter que arcar com despesas maiores e imprevistas. Isso sem contar com o estresse e a preocupação que podem acarretar qualquer incidente.