Seguro de moto: por que é importante ter um

Seja para lazer ou trabalho a motocicleta tem conquistado a preferência do brasileiro. De acordo com os dados da ABRACICLO, em 2020, a frota de motos no Brasil superou 28 milhões de unidades. Um crescimento de mais de 90%  nos últimos 10 anos.

Mas ao mesmo tempo que a quantidade de motos cresce nas ruas do país, os furtos, roubos e acidentes também. De maneira que o seguro de moto é fundamental para garantir a tranquilidade  dos amantes de duas rodas.

O que é o seguro de moto?

O seguro de moto funciona de maneira muito parecida com o seguro de carro. Ambos possuem coberturas muito similares. A apólice pode contemplar roubo, furto, colisão, danos contra terceiros, incêndios, entre outras coberturas adicionais para o assegurado contratar.

Como funciona?

Antes de tudo é preciso esclarecer que existem “tipos” para o seguro de moto. O mais conhecido é o Perda e Roubo. Entretanto existem também os seguros com coberturas básicas e os seguros de moto com coberturas adicionais.

  • Seguro perda e roubo ou não compreensivo:Essa modalidade de seguro contempla apenas as coberturas de perda ou roubo do veículo. É a modalidade de seguro mais conhecida, pois também é a mais barata para o segurado.Esse tipo de seguro não costuma cobrar franquia, pois não cobre danos parciais, por exemplo acidentes. Com isso, a indenização por parte do seguro só é paga em caso de não localizarem a moto. O valor de indenização paga segue a tabela FIPE.
  • Seguro compreensivo ou cobertura básica

Nesta modalidade de seguro de moto, além de englobar a perda e roubo do veículo a apólice pode conter coberturas denominadas básicas. Como por exemplo, acidentes que causam avarias para motocicleta, roubo, furto e incêndio.

Seguro Acidentes para Passageiros

Para quem utiliza a moto com frequência pode ser muito interessante contar com o seguro acidentes para passageiros. Essa modalidade de seguro muitas vezes cobre eventos como morte ou invalidez por acidentes. Dependendo da seguradora escolhida a apólice pode contemplar até despesas médicas e hospitalares, limitadas a determinados valores.

Preço do seguro de moto: o que influencia

Assim como no seguro para automóveis o perfil do condutor também impacta no momento da cotação e contratação do seguro de moto.

Motociclistas até 24 anos são considerados como “perfil de risco”. Bem como, quem tem mais tempo de carteira de habilitação pode conseguir apólices com prêmios mais baratos.

Além disso é avaliado todo o histórico do condutor. Portanto, não possuir multas ou sinistros ajuda em uma melhor cotação.

O estado civil e o CEP da residência do segurado também influenciam no momento da contratação do seguro. Além de poder variar de acordo com os critérios estabelecidos pela seguradora.

Outro fator que é levado em consideração neste cálculo é se a motocicleta é usada para trabalho ou apenas como veículo de passeio. Juntamente com o cilindrada da motocicleta.

De maneira que se uma motocicleta é mais visada para roubo, por consequência o seguro será mais caro.

A importância de ter seguro para moto

Você sabia que o número de furtos e roubos de motos cresce vertiginosamente no Brasil? É sério, a cada 4 horas uma moto é roubada no Estado de São Paulo.

Em Belo Horizonte, por exemplo, os furtos ou roubos chegam a 8 por dia. E um levantamento da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV) e do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto) mostrou que, em Porto Alegre, a cada 24 horas entre 6 e 8 motos são furtadas.

De acordo com o Jornal do Carro, esses números alarmantes de furtos e roubos de motocicletas estão tirando o sono de quem usa esse veículo para lazer ou trabalho. E isso, sem falar dos acidentes, nos quais muitas motos dão perda total.  Portanto, o seguro é importante não só para evitar que o prejuízo seja ainda maior, mas também para uma maior tranquilidade ao transitar por um país no qual a segurança pública e a imprudência no trânsito ainda deixam muito a desejar.

Fale com a gente

Queremos ajudar  você ou a sua empresa a proteger o patrimônio e sua vida! Conte com a gente.