Vale Alimentação: tudo o que você precisa saber!
Embora a maioria das pessoas confunda vale alimentação com vale refeição, eles possuem bastante diferença.
O vale refeição, por exemplo, somente pode ser usado para a alimentação diária (café, almoço e jantar). Enquanto que o vale alimentação só pode ser usado na compra de produtos alimentícios em supermercados, açougues, quitandas, padarias, entre outros.
O Vale Alimentação tornou-se um outro grande diferencial competitivo nas empresas na atualidade. Pois, ao concedê-lo ao funcionário, a empresa acaba retendo talentos além de atrair trabalhadores mais qualificados.
Vamos entender um pouco mais o Vale Alimentação e os benefícios de introduzi-lo no seu negócio.
Tudo sobre Vale Alimentação
O que é
Como já antecipamos, é um benefício concedido pela empresa para que seus colaboradores possam comprar produtos do gênero alimentício. Em linhas gerais, ele é uma cesta básica mais bem elaborada.
Com ele, o funcionário poderá comprar alimentos das marcas que preferir, tanto para ele quanto para sua família.
Normalmente é aceito em diversos estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios. Por exemplo, padarias, supermercados, açougues, quitandas, entre outros.
O que diz a Lei
Assim como o vale refeição o vale alimentação não é obrigatório de acordo com a CLT. Contudo, caso haja acordos coletivos setoriais, o benefício poderá ser obrigatório.
De acordo com o artigo 458 da CLT, o valor do vale alimentação está incorporado ao salário, veja um trecho:
“Art. 458 – Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.” (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).
Como é fornecido
Antigamente, esse benefício era conhecido como tickets ou ticket alimentação.
Embora ainda sejam utilizados, na atualidade já foram substituídos por quase todas as empresas pelo cartão alimentação.
Com o cartão alimentação, a vida dos colaboradores tornou-se mais fácil e prática pois eles incluem inúmeras vantagens, tais como:
- Possibilidade de ver o saldo em tempo real pelo aplicativo;
- Aceitação do cartão em vários estabelecimentos;
- Planejamento dos gastos com alimentação, controlando o saldo do cartão.
Algumas empresas, todavia, preferem repassar o valor desse benefício diretamente em dinheiro para o funcionário, o que também gera mais facilidade, no entanto, menos controle onde ele está utilizando esse recurso.
Vantagens do vale alimentação para a empresa e os funcionários
Como já dissemos, uma das principais vantagens desse benefício para a empresa é criar um diferencial competitivo no mercado.
Além disso, ela poderá também aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador, podendo deduzir até 4% desse gasto em imposto de renda. Além de não haver incidência de FGTS em cima desse benefício.
Do lado do funcionário é um enorme benefício pois ele poderá dispor de mais recursos para comprar seus alimentos, além de poder escolher onde irá comprá-los.
Fale com a gente
Queremos ajudar a sua empresa e encontrar o plano perfeito para o perfil dela. Contamos com profissionais especializados que poderão indicar o tipo de vale alimentação que mais se adequa ao orçamento de seu negócio.