Como contratar o colaborador certo: 7 dicas

De antemão, os funcionários são a força motriz da empresa. Por conta disso o processo de contratação é bastante desafiador. De maneira que o recrutador precisa escolher alguém que se encaixe bem no ambiente de trabalho e aumente a produtividade da equipe. Além disso, agreguem resultados para empresa. Questões como estas carregam um dilema no momento do recrutamento e seleção: Como contratar o melhor candidato para sua empresa?

Por conta da pandemia muitas empresas modificaram os processos de recrutamento e seleção dos candidatos. As entrevistas online, por exemplo, substituíram por muitas vezes o modelo presencial de interação com o candidato. De maneira que o papel desempenhado pelo profissional de RH ganhou ainda maior relevância ao auxiliar os gestores no modo de como contratar o colaborador ideal para as vagas.

De acordo com o estudo Tendências Globais de talentos 2021, da Mercer, a pandemia trouxe novas prioridades para o setor de RH dentro da empresa. Questões como por exemplo: definir e reestruturar o papel do colaborador no centro da organização. Além de, incentivar a transformação e buscar novas formas de trabalhar são pontos a serem observados pelo RH das empresas.

Nesse sentido separamos 7 dicas de como contratar o candidato certo para a vaga aberta aumentando a assertividade da contratação e contribuindo para o crescimento da organização.

Antes de mais nada, embora este não seja um guia completo, as dicas de como contratar o melhor candidato definitivamente tornarão a tarefa mais fácil e mais frutífera para sua empresa.

1. Seja claro sobre deveres e responsabilidades do funcionário

Quando a sua empresa iniciar o processo de recrutamento é necessário publicar uma descrição das funções: Os deveres e responsabilidades do colaborador que procura. Além disso deve destacar as habilidades necessárias e esclarecer o ambiente de trabalho em que o funcionário vai trabalhar.

As descrições de cargos devem ser transparentes e assertivas para garantir que apenas candidatos qualificados para a vaga se inscrevam para o processo seletivo. A realização de uma análise extensa do trabalho pode ajudá-lo a escrever uma boa descrição para a vaga aberta.

2. Aprenda como selecionar os candidatos certos

Você pode minimizar o número de candidatos que aparecem para a entrevista realizando uma verificação completa dos currículos. Além disso, outro ponto importante a ser observado é que os candidatos podem ser selecionados antes mesmo de você ter iniciado o processo de contratação.

Como?

Uma empresa deve levar a sério o desenvolvimento de um bom relacionamento com funcionários em potencial. Por exemplo, se você se deparar com um estagiário trabalhador que pode mais tarde preencher quando uma vaga estiver disponível, a empresa deve manter contato e informar essas pessoas diretamente quando surgir uma vaga. Isso garantiria que você chegasse aos candidatos mais qualificados antes mesmo de abrir a vaga.

3. Faça entrevistas de triagem para economizar tempo

A realização de entrevistas informais para pré-selecionar candidatos tornou-se bastante comum. Você pode ligar para pessoas que pareciam boas no papel e avaliar o desempenho delas em uma entrevista antes de apresentá-las ao comitê de seleção.

Esse tipo de entrevista pode ajudar como contratar o candidato correto para a vaga disponível Por exemplo, eles podem ser usados ​​para verificar as expectativas salariais do funcionário, suas habilidades básicas, seu comprometimento com o trabalho e se o candidato seria adequado para sua empresa.

4. Elabore o roteiro de perguntas

Quando se trata de conduzir entrevistas de emprego, a ferramenta principal é fazer aos candidatos as perguntas certas para obter o máximo de contribuições deles. Na verdade, todas as marcas líderes como a Mcdonald’s usam questionários de entrevista bem elaborados que são bastante úteis no processo de contratação.

As perguntas da entrevista devem ser discutidas entre os membros da equipe de recrutamento. Além disso, você pode usar alguns exemplos disponíveis online e selecionar as perguntas que parecem mais relevantes para o seu trabalho.

5. Faça uma análise de histórico antes de contratar um funcionário

As entrevistas podem ajudá-lo em como contratar melhor funcionário para sua empresa. Entretanto, antes de se comprometer, é importante fazer uma verificação de histórico do candidato e garantir que todos os documentos que foram enviados para provar suas habilidades e experiência são realmente autênticos.

Além disso, uma verificação de histórico do candidato pode ajudá-lo a identificar outras informações. Por exemplo: você pode avaliar as avaliações do empregador anterior, além de outras informações sobre o profissional.

6. Verifique a compatibilidade do funcionário durante o período de experiência

Antes de mais nada, o período de experiência é um bom momento para o funcionário se acostumar com o ambiente de trabalho e aprender algumas coisas sobre a cultura da empresa. Igualmente é essencial que você observe como o novo funcionário está gerenciando as tarefas e confirme se o colaborador é compatível com o trabalho.

De maneira que ao utilizar o período de experiência você certifica que a contratação foi adequada ao perfil da vaga e gera ganho de eficiência para organização. Além disso potencializa o capital humano do novo contratado.

7. Nunca pare de melhorar o processo de contratação

Estas são algumas dicas que você pode ter em mente ao recrutar na próxima vez, entretanto a observação final é que você deve sempre manter o processo de contratação aberto a mudanças e melhorias.

Você pode trabalhar na qualidade do questionário da entrevista, aprender a fazer perguntas mais relevantes, melhorar a estratégia de anúncio de emprego e receber ajuda dos gerentes para avaliar todo o processo e realizar as mudanças necessárias para aumentar a probabilidade de acerto de como contratar o colaborador ideal para empresa.

A avaliação constante do processo de contratação o ajudará a se manter atualizado e, portanto, listará o melhor candidato para o cargo em menos tempo.

Gostou da matéria? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus gestores e colegas de trabalho nas suas redes sociais.

Compartilhe:

Mais publicações

Nos envie uma mensagem

plugins premium WordPress